segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Deixa subir na cabeça!

Oi gente!! Demorei um pouco, mas passei o fim de semana inteiro estudando e pensando no que colocaria aqui. São tantas idéias, tantas coisas sobre as quais quero falar, que fica difícil escolher qual vem primeiro, hehe.
No último post eu disse que iria falar sobre um tipo de acessório que eu AMO!! Vou falar sobre os adereços de cabeça.


Adereços de cabeça.

Tem dias que a gente tem um programa perfeito pra fazer, amigos incríveis pra acompanhar, música legal pra ouvir, tudo do jeitinho que a gente gosta, só tem um problema: a gente não está nos melhores dias, o famoso "bad hair day" - que na tradução literal quer dizer dia de cabelo ruim. Então, é nesses dias que eu tenho meio que por superstição colocar alguma coisa na cabeça. Não sei se é inconsciente, mas a partir do momento que penso no figurino com alguma coisa na cabeça me transformo na hora!!! Quando coloco meu adereço de cabeça fico impossível, rs.
Existem vários tipos de acessórios que a gente pode usar, de acordo com a intenção do dia, com o estilo que a gente quer usar.
No finalzinho de 2008 começaram a aparecer de novo nos looks a HEADBAND, acessório que era usado nos anos 20 pelas melindrosas, depois foi adotado pelos hippies e tem sido mais popularizado desde o ano passado. São aquelas tiras em torno da cabeça, passando pela testa, de todos os tipos. Dá pra bolar várias produções diferentes com elas, não tem como você não se sentir especial. Pode ter flores, pra um look mais girlie, ou com metais, correntes, adotando o estilo grega, enfim, uma variedade enorme de opções. O que importa é misturar sem esquecer qual o objetivo, se não vira bagunça. Pesquisei algumas imagens pra vocês terem uma idéia.


Headbands de vários estilos. Olívia Newton-John, nos 80's.

Pra quem não tem medo de se jogar na tendência existem os TURBANTES (minha mãe usava quando eu era pequena, rs), faixas amarradas na cabeça cobrindo a parte de cima ou não. Dão um ar de superioridade automático à pessoa, e é super fácil de amarrar. Ficam lindos com macacão e sandálias mais pesadas,  e podem ser usados em produções de verão e também de inverno. Nos últimos desfiles do circuito fashion mundial várias marcas apostaram no acessório. Se você quer mudar a cara de alguma peça sua, sem mexer nela, aposte no turbante e se jogue!


Em produções de verão e inverno o turbante fica bacana. Detalhe na foto antiga, uma mulher com turbante.

Os LAÇOS. Ah, os laços! Eu adoro laços, principalmente se forem na cabeça! Me fazem sentir tão feminina, tão delicada! Já desde estações anteriores as tendências têm apontado pros laços na cabeça, de diversos mateirais, acho que como uma variação dos turbantes. Adoro misturar peças delicadas com outras mais pesadas, criando uma composição HiLo (termo pra definir high/low - alto/baixo). Adoro usar, por exemplo, camisa com a manga tipo princesa com um laço de renda e gorgurão na cabeça misturada com shorts jeans boyfriend, bem manchado, passando uma imagem de arrumadinha mas nem tanto. Fica interessante e foge do convencional, o que aliás é a minha marca registrada. 



Laços usados pela Blair, da série Gossip Girl, e também em editorial de moda da década de 80.


Por último, mas não menos importante, vêm os chapéus. Chapéus são peças curinga, não só pra esconder o cabelo naquele dia que não tá dando jeito, como pra proteger do sol, ou do frio, sempre de uma maneira charmosa. No Brasil, atualmente, não temos o hábito de usar chapéus no dia a dia, ao contrário da Europa, onde os chapéus são peças obrigatórias. Aqui não temos tanto frio, então os chapéus passam a ser mais uma opção pra dar aquela diferenciada na nossa roupinha de domingo, rs.  Como todo acessório, os estilos variam, e sempre tem algum que encaixa na proposta. Eu gosto muito de todos, mas ultimamente tenho usado mais o panamá - aquele branco com uma faixa preta, um pouco maior do que o fedora - também vi muito chapéu nas produções por aí.




O que acho interessante nos adereços de cabeça é que eles sempre foram utilizados com o passar dos anos, mas cada vez que voltaram à moda vieram com uma proposta diferente, o que nos permite brincar com eles escolhendo uma dessas propostas. Por exemplo, a headband que na década de 20 era usada só pelas mulheres e simbolizava status, já na década de 70 foi adotada também por homens e usadas pelo movimento hippie, que não tinha nenhum compromisso com os padrões da sociedade.



O resumo da ópera é que você pode ser quem você quiser! É só montar o figurino de forma que os elementos não briguem entre si e você consiga passar uma mensagem coerente. Além de bom senso, aí é necessário um pouco de conhecimento, não só de moda mas do contexto histórico. Ou, se você preferir, confiar essa tarefa à um Personal Stylist, que pode te apresentar várias propostas de serviço, te poupando do trabalho. E, claro, desde que você esteja se sentindo bem, ignore as piadinhas de quem não entende do que está falando, já ouvi muita gente me chamando de "Rambo" quando estava de headband e nem liguei!
Escolham quem vocês querem ser, assumam seus personagens e boa sorte!
Um beijo.

Um comentário:

Deise e Geni disse...

Oi, paramentada!!! Adorei seu post, e me identifiquei muito naquela parte em que você diz pra não é para ligarmos quando alguém que não entende de moda faça algum comentário inútil. Obrigada pelas informações e continue postando!!!