terça-feira, 23 de novembro de 2010

Ser ético é moda!

Oioi queridas e queridos!!!
Sempre pensando em escrever alguma coisa que possa ajudar vocês como já me ajudou, pensei em falar sobre o que é bacana e o que não é nos blogs.
Andei pesquisando bastante sobre tudo o que envolve esse tipo de veículo e achei coisas bem interessantes. deu pra chegar num senso comum observando o comportamento da galera nos blogs. Existe, sim, um código de ética não oficial nos blogs. Existe já um conjunto de regras do que se pode e o que não se pode fazer nos blogs. De qualquer maneira, cada um age à sua maneira e eu vou apenas dar a minha opinião sobre o que eu observei, ok?
Começando pelos TEXTOS E ÍDÉIAS que você publica:  Se for copiar e colar de alguém, tenha plena certeza de que você pode reproduzir esse conteúdo na sua página. Mesmo que você mude algumas palavras, é uma forma de plágio e isso pode te dar problemas no futuro. E, claro, sempre, SEMPRE dê os créditos, informe aos seus leitores de onde vem aquela informação, quem é a pessoa por trás daquilo. Além de ser necessário fazer isso, acho justo! Imagina você gastando horas do seu dia preparando um texto, pesquisando, elaborando o texto, daí vem uma pessoa X olha, acha bonito e simplesmente copia!!! Ah vá!
FOTOS E IMAGENS: outra coisa que você também precisa ter certeza absoluta de que pode usar, uso ilegal de imagens custa beeem caro. Caso use imagens, acho legal também colocar os créditos, adicionando um link direcionando pra fonte da imagem. De qualquer maneira, é legal usar imagens próprias, e é muito divertido produzí-las!
E-MAILS: esse vale pra outras coisas que não só blogs. Em primeiríssimo lugar, divida seu email pessoal do email do blog! Não esqueça que nenhum dos seus leitores é obrigado a receber 347 emails de alguém que ele não conhece (no caso, você), e assim você terá mais liberdade de mandar o que quiser pros seus amigos, sem ter que se preocupar se está enviando pra alguém que não tem tanta intimidade.
Quando for responder os e-mails do blog, faça isso de maneira pessoal. Assim você estabelece um canal direto de comunicação com seu leitor, é mais humano. Quando você deixa um comentário num blog, é pessoal, não é? Então, pensou o administrador escrevendo só mensagens genéricas? Acho que perde bastante do charme... E, por falar em e-mails em grupo, preste muita atenção no que e pra quem você escreve! Não vale ficar repetindo o mesmo pedido várias vezes, até porque, de repente ele já foi atendido e você continua lá, pedindo a mesma coisa... pega mal.
COMENTÁRIOS: são vários pontos nesse tópico. Quando alguém te deixar um comentário, devolva!! Ou seja, é elegante visitar o blog de quem comentou e comentar também. A mesma alegria que você sentiu por receber um comentário, o outro também sente, então, por que não fazer essa gentileza? Se fizerem perguntas, seja prestativo e responda, nos comentários do blog da pessoa (sempre pessoal), por e-mail, ou, caso você não tenha nenhum meio de contato com a pessoa, nos seus próprios comentários. O importante é se certificar de que quem pergunta leia a tenha a resposta que espera.
Se o blog recebeu um comentário negativo, delete-o ou simplesmente ignore. Afinal, se o blog é público, você abriu a porta pra receber qualquer tipo de comentário. Mas, caso o comentário não seja anônimo, você tem todo o direito de responder. Pode mandar um email ou comentário no blog da pessoa, dizendo que o comentário dela não foi muito legal.. Se mesmo assim ela insistir, simplesmente bloqueie a criatura, porque ela quer mesmo é te irritar, porque está com inveja. E esqueça! Foco no que agrega coisa boa, sempre!
Agora, se ao invés de receber comentários ruins, você é quem os faz... Tenho algumas idéias sobre isso. Assine em baixo de tudo o que você afirma, ou seja, comentários anônimos são tãoooo last season!!! É feio fazer isso e é covarde! Quer expressar a sua opinião, expresse. Desde que isso não ofenda ninguém. Você tem o direito de pensar o que quiser, mas não de agredir as pessoas. Na melhor das hipóteses, se não tem algo de útil ou agradável pra dizer, fique quieto. Certeza de que vai ser muito mais legal assim.
Falando em blog público, sei que existem outras formas de administrar blogs, inclusive limitando os comentários a determinadas pessoas. Caso seu blog não seja muito pessoal e dependendo da sua intenção, meio que perde o sentido fechar o blog completamente. Se a intenção é difundir idéias, divulgar produtos e /ou serviços, facilite o acesso aos comentários. Tire aquela coisa chata de verificação de palavras (que até hoje não sei pra que existe!), e faça com que seja o mais fácil possível comentar. Eu, particularmente, me canso e desisto de comentar onde tenho que efetuar 27 procedimentos diferentes pra publecar um simples comentário.
MÚSICA: ahhh, a música. O indivíduo está lá quieto, entocado, lendo seu blog no meio da tarde no trabalho, eis que começa uma boate no último volume no micro dele! Onde está a educação e o respeito quando você OBRIGA o seu leitor a escutar a SUA música? Até ele encontrar o botão de mudo já era, e você perdeu um leitor. De repente você pode colocar algum link onde a pessoa pode acionar a música se quiser, sem ser obrigado a escutá-la.
Enfim, essas são apenas as minhas humildes opiniões, e ninguém está obrigado a concordar, rs.
Um beijão pra vocês e, fiquem totalmente à vontade pra comentar o quanto quiserem!

Um comentário:

Deise e Geni disse...

Caramba, simplesmente esse post sanou a minha dúvida!!! Como sou nova nessa história de blog, não tinha certeza se devia colocar de onde tirei imagens, textos, todas essas coisas!!! Adoro a forma que você escreve, é simples e bem direcionado!!!! Continue sempre assim, que serei leitora assídua
Beijos e obrigada pelo comentário viu!!!!